A taipa é uma construção criativa
Taipa Crua
A Taipa Crua é composta apenas de 2 elementos: solo e água que após misturados permite confecionar uma peça monolítica em terra.
sustentável duradoura natural
sustentável duradoura natural
sustentável duradoura natural sustentável duradoura natural
Taipa Estabilizada
A Taipa Estabilizada difere da Taipa Crua apenas na adição de cimento, uma pequena percentagem permite uma maior estabilidade e a possibilidade de construir edificados com mais de um piso de forma segura. Outra benesse é a dispensa de acabamento, isto é, a parede não precisa de pintura nem de reboco.
-
O uso da terra como material de construção, nomeadamente com a técnica da Taipa, permite uma maior liberdade construtiva e de design com um custo menor do que a construção convencional por exigir menor complexidade de execução. Com a simples adição de pigmento é possível obter uma parede única ou com o uso de taipais mais côncavos obter um resultado singular, adicionando carácter e personalidade ao projeto.
-
O uso do material natural torna o ambiente mais saudável, livres de aditivos e humidades ao regular naturalmente o ar no seu interior. E ainda, por ter plasticidade como uma das suas propriedades, graças à argila, permite que na presença de água retorne ao seu estado original. Desta forma a terra como material construtivo pode ser reutilizado repetidas vezes, proporcionando uma componente sustentável sem precedentes.
-
A terra como material construtivo é naturalmente resistente ao fogo o que reduz significativamente o risco de combustão do edificado, se for usado em muros de vedação pode vir a ser uma barreira contra o incêndio.
-
O uso da Taipa, requer profundo conhecimento da técnica e suas fragilidades para não comprometer a sua estrutura, nomeadamente o isolamento de contacto direto com a água. Por não ser um processo construtivo estandardizado, a procura por um profissional especializado é crucial para sucesso do projeto.